Animais fora de moda


Pois é. Já observei que existe isso. Alguns animais, sobretudo certas raças de cães, ficam na "moda" ou saem dela. Houve um tempo que os cães da raça dálmata estavam na moda. Via-se muitos dálmatas pelas ruas. Das raças grandes, teve também a moda do pastor alemão, doberman, do rottweiler, do husky Siberiano e até do pit bull. Depois, talvez por algum inconveniente, essas raças deixaram de ser tão populares. Acho que no momento, o animal da vez é o labrador.

Eu tive um dálmata que se chamava Pingo, por motivos óbvios. Ele ficou grandalhão e muito levado. Eu morava num prédio de apartamentos e o Pingo fazia grandes festas para todos os moradores. Mas uma vez ele aprontou uma que não pude esquecer...

Minha vizinha, do andar de cima era uma cozinheira maravilhosa. Ela fazia tortas e bolos de aniversário e casamento sob encomenda. Era uma confeiteira de primeira. Mas no dia do aniversário de sua filha, ela caprichou. O bolo, lindíssimo, foi colocado sobre a mesa da sala no meio da tarde. Com a chegada dos convidados, a porta permaneceu aberta.


Pingo, o meu dálmata, soube do aniversário primeiro que eu. E assim que a porta do meu apartamento se abriu, ele não teve dúvidas. Rapidamente subiu as escadas e sorrateiramente entrou na sala da vizinha e comeu a metade do bolo de aniversário!

Minha nossa! O que eu podia fazer quando a vizinha chegou pra reclamar? Ainda com um pouco de creme grudado no nariz, Pingo correu pra se esconder, pois sabia que estávamos falando dele.

Talvez tenha sido travessuras como essa que tenham feito o dálmata sair de moda. Mas agora falando das raças pequenas, já teve o tempo do yorkshire, do poodle toy, do maltês e parece que agora o pequeno da vez é o pug. Mas antigamente, antes mesmo da moda do basset e da miniatura pinsher, houve a moda do pequinês.

Minha avó teve um pequinês que vivia em seu colo. Naquela época viajávamos muito em família e minha avó não podia se separar de seu cachorrinho querido. Mas como levar o cachorrinho para hotéis e restaurantes? Então ela teve a bela ideia de comprar um casaco de peles, exatamente da cor do cachorro e o bichinho ia em toda parte deitadinho sobre seus enormes seios.

O cachorro parecia saber do esquema, pois ficava imóvel e jamais mostrava a carinha nem latia ou abanava o rabinho. Minha avó entrava nos melhores hotéis e restaurantes com o pequinês no decote e ninguém jamais desconfiou da presença do bichinho.

Mas histórias a parte, acho que não tem nada a ver essa coisa de moda de bicho. Todos os animais são lindos e adoráveis, cada um do seu jeitinho.


Imagens:
Encontrei a linda foto do dálmata aqui:
http://www.racasonline.com/2011/04/dalmata.html

11 comentários:

Joselito on 2 de março de 2010 às 08:11 disse...

Grande Leila, tens toda a razão, temos esta tendencia de acompanhar as "tendencias" da moda inclusive para animais, não só os cães, as vezes tem passaros, gatos, peixes .... e em alguns casos quando sai de moda ou enche o saco, simplesmente descartam.

J.R. Fernandez on 2 de março de 2010 às 08:15 disse...

Ou será que a Cruela conseguiu pegar os cãezinhos... :-) rsrs
Que maldade... :-) rsrs
Na verdade gosto de Dálmatas... mas muito é em função de filmes que eles ficam em evidência. Eu adoro os Golden Retriever ... não sei se eles são de moda, pois eu gosto deles a mais de 15 anos.
Gostei do post. Beijos, Fernandez.

Ivan Ferreira on 2 de março de 2010 às 09:28 disse...

Eu gosto muito dos Labradores, mas não por estar seguindo alguma tendência, mas por eu ter simpatizado com eles.

Sei que poodle as madames gostam de ter, pois ja estão sobre estes cães estes estigmas,

Parabéns pelo post.

João Poeta on 2 de março de 2010 às 10:59 disse...

Muito interessante essa matéria. Mas os vira-latas estão sempre na moda, não é mesmo?
Um abraço
João

Anônimo disse...

Olá Leila!

Eu não tenho nem nunca tive cães e honestamente nem conheço muitas raças de que falaste. Mas também tenho reparado que ao longo do tempo, se vêm mais cães de umas raças do que de ouras. Agora parece-me que vejo mais pessoas a passear cães pequenos ou médios, mas houve alturas em que todos no bairro passeavam cães enormes, como se vivessem numa quinta! rsrs

A história da tua avó é simplesmente excepcional! rsrsrs

Beijos
Luísa

NicH on 2 de março de 2010 às 16:41 disse...

Muito fofo o post... também amei seu blog.
bjus

Lilian on 2 de março de 2010 às 16:58 disse...

Olá querida amiga Leila,

Achei lindas as fotos dos cães.
O texto então, uma delícia de ler.
Parabéns amiga, cada dia, você nos dá uma alegria.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Anônimo disse...

obrigador por visitar o blog http://victorhugoreceitas.blogspot.com/ ja estou siguindo seu blog bjs tenha um bom dia.

Principe Encantado on 23 de julho de 2010 às 04:36 disse...

Amiga não concordo com a moda das raças, pois são seres viventes e amorosos tanto faz qual a raça, todos são amigos e companheiros de todas as horas, podemos ser até bem feiozões, mas eles estão la ao nosso lado sem se importar com nossas aparências.
Abraços forte

Luma Rosa on 24 de agosto de 2010 às 12:28 disse...

Na minha casa tinham seis dálmatas e nem lembro mais os nomes, pois era pequenina. Meu pai usava para caça e nem em casa entrava. Tinha pouco contato, mas não acho que seja animais para se ter como domésticos - eles sentem falta de espaço. A não ser que você more em uma fazenda.
Tenho um Golden Retriever de 12 anos e com sinais visíveis de velhice, mas é um cão bom que se adapta até em apartamento. Ele só tem um defeito: Pensa que é pequeno! (rs*)
Não gosto de poodle e gato siamês, talvez por causa do modismo exacerbado!! Coitados!
Cada raça tem um temperamento e precisa ser visto antes de adquirir, a convivência não será de dias.
Beijus,

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze on 17 de setembro de 2013 às 00:36 disse...

Faz algum tempo que eu não vejo nenhum pequinês, e encontrar filhotes de fox paulistinha tem sido bastante difícil. Depois que um pinscher meu morreu envenenado, resolvi pegar uma cadelinha vira-lata, ao que tudo indica mestiça de fox com pinscher, e até já chegaram a me perguntar onde eu tinha comprado ela achando que era de raça. Até tem algumas raças que eu gosto mais, mas ultimamente tenho preferido vira-latas por ser fácil conseguir um de graça.

Postar um comentário

Seguidores

 

Gatildo ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)