Gatas grávidas






Temos que ter cuidado com as gatas grávidas no que se refere à alimentação. Gosto de dar ração de filhotes para a gata durante este período. Também precisamos estar atentos a outros cuidados. Quando a gata estiver perto do momento do parto, o melhor seria deixá-la num quarto separado onde possa ter tranquilamente seus filhotes. Se não for assim, a gata poderá procurar locais inadequados para ter sua cria: telhados, garagens e armários.

Lugares abertos, onde outros gatos tenham acesso, podem ser um perigo para os filhotinhos. Gatos machos não castrados podem matar os filhotinhos a fim de que a gata fique novamente disponível para o cruzamento. Então é melhor que a gata fique num lugar onde estes machos não tenham acesso.

Depois que a gata tiver filhotes, deixe que amamente os gatinhos até que eles possam comer ração. Logo que isso aconteça, podem começar a ser desmamados e doados. A gata deve continuar isolada para que não engravide outra vez. Assim que o leite secar, poderá ser castrada.


Obs:
Encontrei essa foto linda aqui:
http://4-ano-b.pbworks.com/w/page/936626/Gato

77 comentários:

Anônimo disse...

Fui castrar minha gatinha hoje...e tive uma supresa...vou se vovó...rsss...Gostei da novidade, mais estou preocupada a saúde da minha gatinha, como devo tratar ela após doar os gatinhos

Leila Franca on 11 de fevereiro de 2011 às 08:42 disse...

Ahhhh....rsrsrs Isso acontece... só não deixe acontecer de novo. Eu acho mais difícil conseguir castrar a gata depois que ela tem filhote porque os gatinhos não param de mamar nunca! Tive um gato que mamou na mãe até um ano de idade! Nessa época eu não sabia de nada e por sorte a gata não engravidou de novo... O curioso é que mesmo se vc doar os gatinhos a gata pode mamar nela própria e assim continuar produzindo leite. Enquanto tiver leite não pode castrar. Então tem que tomar conta e na primeira oportunidade levar a gata pra castrar.

Anônimo disse...

Minha gata teve seis filhotes. Já doei três, os outros três ainda estão com a mãe. Os filhotes já estão comendo ração mas continuam mamando. Posso deixá-los mamando? A gata ainda produz leite?

Leila Franca on 1 de agosto de 2011 às 06:14 disse...

Olá Anônimo,

Pode sim,a gata produz leite. Mas se vc quiser castrar a gata para que ela não fique grávida de novo, vai ter que separar a gata dos filhotes porque enquanto tiver leite não pode fazer a castração.

JACKIE CHAN on 22 de outubro de 2011 às 04:08 disse...

bom dia. minha gata pegou barriga....acho que ha um mes...percebi esses dias que esta maior e com tetinhas...porem ela é muuuuito arisca e nao me deixa pegar...só pego ela quando encurra-lo num canto...tem vezes que ela até urina, será medo? isso pode prejudicar os filhotes? quanto tempo dura a gestacao?

Leila Franca on 25 de outubro de 2011 às 08:15 disse...

Depois que a gata tiver filhotes, leve ela pra castrar...

blogger on 29 de novembro de 2011 às 09:12 disse...

Olá,minha gatinha pariu e suas tetas estão secas o que faço pra o leite voltar? pois os filhotinhos ainda são muito pequeninos e não comem ração ainda, tenho medo de eles morrerem dei leite na seringa mais não posso ficar em casa o dia todo pq tenho que ir trabalhar, por favor me ajude.Obrigado!

Any

Leila Franca on 29 de novembro de 2011 às 14:58 disse...

Oi Any,

Acho que isso deve ser respondido por um veterinário. Se a gata não foi separada dos filhotes era pra ela ter leite.

Anônimo disse...

ola minha gata esta gravida, começou a perder pelos,sera que tem haver com a gravidez?

Anônimo disse...

minha gata nunca deu gatinhos , ela pode produzir leite para um gatinho adotado por ela?

Unknown on 12 de setembro de 2012 às 10:34 disse...

Oi , queria saber se a minha gata pode produzir leite para um gatinho adotivo ?

Unknown on 12 de setembro de 2012 às 10:35 disse...

OBS:Ela nunca deu gatinhos

Cahzinha on 7 de outubro de 2012 às 08:19 disse...

olá , meu nome é Carolina , minha gata teve filhotes e os filhotes morreram os peitos dela esta muito mais muito inchado , isso é normal ?

Anônimo disse...

e muito dolorido vc tem q ordenhar ela pra nao empedrar

Yasmin on 5 de novembro de 2012 às 10:38 disse...

Ola eu queria que vc divulgasse meu blog pfff!!

LINK:http://mundodosgatosmeugato.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

oi minha gata teve filhotes eu queria mandar castrar ela mais acho q ela esta grvida di novo o q posso fazer

Anônimo disse...

Oi meu nome é vilma minha gata deu cria aao 8 meses e foram 8 gatos de uma vez um nasceu morto ela ficou 1 mes amamentando, e depois de quinze dias k ela páriu dei a injeção pra ela nao engravidar é valida por 3 meses mais estou com medo ela esta novamente engordando e gostaria de saber se antes de dois meses a gata pode ficar prenha mesmo tomando a injeçaõ ela quase morreu, teve desidrataçao nao dava conta de alimenta los e eu tive q dar na seringa ela nem se levantava.... e agora ok eu faço sera k ela pode estar gravida assim logo em seguida da primeira cria por favor me ajude

Leila Franca on 6 de fevereiro de 2013 às 15:36 disse...

Oi Vilma,

Essas dúvidas vc deve perguntar ao veterinário. Aqui no blog são apenas donos de gatos conversando.

tudo de bom pra vc e sua gata...

Unknown on 7 de fevereiro de 2013 às 07:58 disse...

ola minha gata teve os filhotes , ja doei 2 e ainda tenho 5 eles continuam mamando , mas como faço para que eles parem de mamar nela , ela ficou magra e não consegue engordar por que eles ficam mamando tem alguma coisa que eu possa fazer para que eles parem de mamar ? separar não da jeito , ela fica miando para poder dar mamar , e os gatinhos ja comem ração

portaldosamba on 15 de março de 2013 às 10:48 disse...

Olá a minha gata teve dois filhotes. Um nasceu no tamanho normal o outro é muito pequeno parece prematuro nem mama ainda. E o pior é que massageio a barriguinha e sinto que ainda tem alguns filhotes. O uqe pode estar acontecendo? isso é normal?

Anônimo disse...

Minha gata ficou prenha pela primeira vez, teve seus filhotes na minha companhia ou da minha filha 24 horas do seu lado, não podiamos deixar ela sozinha que ela vinha atráz.Teve 4 filhotes num domingo(mortos) e mais 2 filhotes na terça, a última viva. Levei para castra após 40 dias. Ela foi castrada e está com a sua filhote mamando até hj com 3 meses.

Anônimo disse...

Quanto tempo leva pra minha gata ter filhotes

Anônimo disse...

??? Por favor me ajudem

Leila Franca on 27 de agosto de 2013 às 14:15 disse...

9 semanas

Anônimo disse...

eu gostei do que voces falarão e achei muito interesante porque tenho uma gata e ela estar gravida,e ela estar com 9 meses.

Anônimo disse...

meu nome é weverton eu gostei pelo que voces falarão e achei muito interesante porque tenho uma gata e ela estar gravida,e ela estar com 9 meses

Anônimo disse...

Ola minha gatinha ta com ospeitinhos muito duro como se estivesse estivesse pedrado o q faco?

Leila Franca on 18 de setembro de 2013 às 04:22 disse...

Leva no veterinário.

O fabuloso destino de Fabíola Nadja on 14 de outubro de 2013 às 23:08 disse...

Gente, eu tenho 04 gatinhos que estão com 04 meses, sendo duas femeas e dois machos. Hoje a noite peguei um macho em cima de uma das femeas. Será que era uma relação sexual? Será que minha gatinha pode engravidar com apenas 04 meses de vida? Disseram-me para castra-los apenas com 06 meses.

Leila Franca on 15 de outubro de 2013 às 12:52 disse...

Vc diz um machinho de 4 meses com a irmã da mesma idade? Eu acho que eles deviam estar só brincando! Mas eu não sou veterinária, realmente não sei. Também castrei meus gatos com 6 meses

ana on 24 de outubro de 2013 às 08:08 disse...

Minha gatinha deu sua primeira cria ontem, nasceu 2 gatinhos, mas ela tava muito agitada, não parava em lugar nenhum e só aceitou ficar no ninho q preparei depois q eu me sentei do lado e fiquei acariciando ela, ai ela se acalmou e criou, só que agora ela só quer que o filhotes fiquem perto de mim, ela fica carregando eles pela casa toda e só deixa eles quietos se eu estiver junto, isso é normal?

Anônimo disse...

Castrei minha gata hj ela deu cria a 50 dias atras ainda esta amamentando nao sabia q nao podia e nem o vet me avisou nada estou preucupada oq pode acontecer com ela agora

Anônimo disse...

Tambem preciso saber disso

Anônimo disse...

boa tarde
Minha gatinha está no período de gestação, ela so te 8 meses, e ela está fazendo coco muito ralo já deve ter umas duas semanas, pode ser infecção intestinal? posso dar antibiótico?

Leila Franca on 10 de novembro de 2013 às 06:38 disse...

@Anônimos, vcs devem levar suas gatas no veterinário.

Anônimo disse...

O leite da minha gata secou, e os gatinhos não têm nem um mês ainda, o que eu faço?

Anônimo disse...

Olá! minha gata ganhou 04 filhotes a maisomenos um mês e meio... os filhotes ja comem ração mas ainda mamam...por conta disso resolvi dar eles, ja que não poderia ficar com todos e ja que eles ja estavam comendo, achei que poderia dar eles.. mas minha gata ainda tem leite, muito leite.. o que eu faço? o que pode acontecer com ela se nao amamentar? se puder me ajudar eu agradeço...
Obrigado.

Anônimo disse...

Olá,Minha Gata Está Prenha So Não sei de quantos Dias,Mais ela ainda tem um Filhotinho Que ainda esta Mamando,Tem Problema o Filhotinho Mamar nela com ela Gravida,Me disseram que os Filhotes podem nascer Morto Ou Muitos Desnutridos.

edvania on 1 de fevereiro de 2014 às 18:57 disse...

Olá, operei minha gata dia 28 de janeiro, porem ainda tenho filhotes da dela em casa e eles ainda continuam querendo mamar, e ela por sua vez esta produzindo leite apenas em duas tetas, as quais aparentam bem inchadas, o que faço??

Unknown on 16 de junho de 2014 às 10:54 disse...

Olá, a minha gatinha ela nasceu em março de 2014, ela só tem três meses, eu acho que ela esta prenha, o que eu faço para saber se ela esta, pois a barriga dela está meio inchada, preciso de um a resposta urgente por favor

Unknown on 20 de agosto de 2014 às 13:01 disse...

ola ! gostaria de fazer uma pergunta. Minha gatinha entrou no cio com 4 meses, hoje ela está com 5 meses e parece que está gravida, quais são os riscos caso ela esteja realmente com uma gravidez precoce?

Anônimo disse...

Oi meu nome é Renata, minha gata está com a barriga muuito grande e fica miando pedindo ração. Será que está prenha? Ela chegou faz um mês os filhotes já vão nascer? A alimentação eu uso a ração de filhote ou a que ela gosta?Ela tem comido grama.. é normal?

Unknown on 16 de outubro de 2014 às 06:42 disse...

bom dia. minha gata teve filhotes a 5 meses e as tetas dela continuam inchadas, porem não há mais leite.notei que ela está com uma barriguinha meio saliente, porem não deu sinais de cio.a tetas demoram quanto tempo pra voltar ao normal? obrigada

Anônimo disse...

minha gata tomou injeção quando aparentemente tava entrando no cio,
mas ela engordou e dorme mas do que o habitual, só que ela não procura se aninhar corre o risco dela estar gravida? o que eu posso fazer?

Unknown on 5 de maio de 2015 às 11:04 disse...

Ola queria saber com quanto dias ou meses posso aplica a injeção na minha gata depois que ela teve filhotes ? E se tem perigo dela ingravida nesse período ?

Unknown on 5 de maio de 2015 às 11:05 disse...

Ola queria saber com quanto dias ou meses posso aplica a injeção na minha gata depois que ela teve filhotes ? E se tem perigo dela ingravida nesse período ?

Leila Franca on 5 de maio de 2015 às 17:27 disse...

Isso vc deve perguntar ao veterinário

Anônimo disse...

Ola peguei uma gatinha na rua e ja conseguiu doar seus cinco gatinhos e ja a casarei mas o leite empedrou o que posso fazer?

Anônimo disse...

Ops já a castrei :)

Leila Franca on 23 de maio de 2015 às 11:24 disse...

Leve ao veterinário.

Anônimo disse...

Oi minha esta perdendo muito pelo... Eh normal? Se n oq devo fazer? Ah depois q ela tiver filhotes, q ração devo dar?

Anônimo disse...

Oii, eu tenho 2 gatos, um macho e outra fêmea, a fêmea teve 6 filhotes e agora (1 semana depois) o gato não para de tentar (né) de novo, não sei o que fazer, ela ainda está amamentando

Leila Franca on 14 de setembro de 2015 às 12:04 disse...

Vc vai ter que separar eles. Vc podia aproveitar e castrar o macho. Depois leve a fêmea pra castrar senão ela vai engravidar de novo e vc não vai saber o que fazer com tantos filhotes. A fêmea só pode castrar depois que parar de amamentar.

Amanda Ellen on 3 de novembro de 2015 às 07:57 disse...

Olá minha gata teve 5 filhotes só que meio que ela ficou doido não está querendo amamentar os seus filhos o que faço?

Amanda Ellen on 3 de novembro de 2015 às 07:57 disse...

Olá minha gata teve 5 filhotes só que meio que ela ficou doido não está querendo amamentar os seus filhos o que faço?

Leila Franca on 3 de novembro de 2015 às 12:07 disse...

oi Amanda,
uma vez eu perguntei ao veterinário sobre isso porque eu tive uma cadela que também não quis amamentar. O veterinário falou que existem cadelas que não são boas mães, da mesma forma que humanos também, existem mulheres que são boas mães e outras que não são. Acho que a ideia vale para os gatos também. Ele falou que quando isso acontece não deve deixar ter mais filhotes. Então já sabe: logo que puder castrar a gata.
Dê mais um tempinho que pode ser que os gatinhos consigam mamar, mas se vc ver que não está mesmo tendo jeito, tem uma receita de leite pra dar pros gatinhos: bata no liquidificador 1 copo de leite integral, 1 copo de água fervida, 2 colheres de sopa de farinha láctea, 1 gema cozida (sem a clara), 1 colher de chá de mel. Bata no liquidificador e dê naquelas mini mamadeirinhas (chuquinha) de dar água pra neném. Faça um furo pequeno no bico, de modo que virando a mamadeirinha saia apenas uma gota após a outra. Não é pra sair jato. Também vende leite pra gatinho nas lojas pet. Mas eu já criei 2 gatinhos com essa receita de leite e vivem até hoje bem fortes.

Unknown on 13 de novembro de 2015 às 13:23 disse...

Eu to com uma gata operada e o seu filhitinho recém nascido ela estar tomando remédio pra dor e antiflamatorio , quero saber se o leite vai fazer mal a gatinhobpor conta dos medicamentos .
?
Obrigada desde já

Unknown on 13 de novembro de 2015 às 14:11 disse...

Eu to com uma gata operada e o seu filhitinho recém nascido ela estar tomando remédio pra dor e antiflamatorio , quero saber se o leite vai fazer mal a gatinhobpor conta dos medicamentos .
?
Obrigada desde já

Leila Franca on 14 de novembro de 2015 às 07:33 disse...

Syndel sousa, vc deve perguntar ao veterinário que receitou os remédios.

Unknown on 22 de novembro de 2015 às 16:29 disse...

Minha gata era de rua. Peguei já gravida e dia 11/11 ela teve dois filhotes. O problema é que ela ontem escapou e ficou 10horas fora e tem dois machos brigando em redor da casa. Ela está presa agora mas está dando sinais de cio. Levanta o bumbum e se esfrega em tudo miando pra sair. Será que pode ser cio? Nunca tive gatos. Estou perdida

Leila Franca on 22 de novembro de 2015 às 17:13 disse...

Oi Unknown, acho que pode ser uma reação a essa briga dos machos ou mesmo cio. Cuidado que os machos podem matar os gatinhos filhotes porque eles fazem isso para deixar a fêmea disponível. É melhor prender essa gata bem presa senão ela poderá engravidar de novo e então mais filhotes e assim não acaba nunca. Aconselho vc a castrar a gata, mas ela só poderá ser castrada depois de parar de amamentar. Então quando os filhotes já estiverem comendo ração, vc separa a gata dos filhotes pra poder o leite secar (e cuidado também que as vezes a gata mama em seu próprio peitinho e o leite não para de produzir). Quando o leite secar, castre a gata. Os gatinhos vc pode castrar aos 6 meses.

Anônimo disse...

Pode sim. Devido a estimulação da glandula mamária.

Anônimo disse...

Minha gata pariu 5 gatinhos só que quatro morreram , e já tem 2 dias que o sobrevivente não mama , o que deve fazer, desde que ele nasceu até agora não Mamou

Anônimo disse...

Boa tarde!tenho um casal de gatos. minha gata deu cria faz 5 dias e o gato ja quer pegar ela de novo,isto e normal?tem alguma coisa que eu possa fazer para que ela nao emprenhe novamente

Anônimo disse...

Tenho 4 gatos que nasceram no dia 14 de março de 2016,sendo 2 femeas e 2 machos,só que uma das femeas,ta com a barriga muito grande e deformada com jeito de parir nos proximos 15 dias é possível ela sobreviver durante e após o parto?

leandro on 17 de setembro de 2016 às 19:39 disse...

Tenho duas gatas em casa e uma esta gravida e a outra ja teve os 6 filhotes faz uma semana , so que o problema e que ela nao quer amamentalos de forma alguma e se irrita se colocamos ela sem ela querer. Queria saber se a outra q esta gravida ja pode produzir leite e amamentar os filhotinhos q estao muito magros. Nao sei oq faço ,me ajudem

Anônimo disse...

Minha gatinha esta prenha pela primeira vez, pelos meus cálculos esta de 55 dias, ela teve um pequeno sangramento, a vet disse q as vezes acontece mais era para ficar observando, e não deixar passar dos 60 dias. Fico mega preocupada, mais graças a Deus da pra sentir os filhotes.

Unknown on 23 de outubro de 2016 às 13:22 disse...

Ola meu nome e meire a gatinha da minha sogra teve 3 filhotinhos eles estao con 12 dias de vida,e ela entro no cio dia 22do10 o que podemos fazer,pq os filhotes ainda mamam ei posso dar a injeçao nela p preveni q ela engravide,isso vai afeta no leite pros filhote,pelo menos da uma injeçao agora pra mais p frente castra ela,me ajudem

Anônimo disse...

Eu tbm castrei minha gatinha a 2 meses depois de da cria de 4 filhotes. Ninguém. Me avisou q n podia. Enfim minha gatinha esta ótima e linda. Continua amamentando normalmente. Seus filhos tds estao ótimos. Comem muita ração tbm. E eu livre de uma outra ninhada indesejável. E tbm ja castrei uma das filhotas dela. Os demais sao machinhos em breve serão tbm castrados p o bem deles e de tda população. Kkkk

Anônimo disse...

Eu tbm castrei minha gatinha a 2 meses depois de da cria de 4 filhotes. Ninguém. Me avisou q n podia. Enfim minha gatinha esta ótima e linda. Continua amamentando normalmente. Seus filhos tds estao ótimos. Comem muita ração tbm. E eu livre de uma outra ninhada indesejável. E tbm ja castrei uma das filhotas dela. Os demais sao machinhos em breve serão tbm castrados p o bem deles e de tda população. Kkkk

Unknown on 31 de dezembro de 2016 às 07:18 disse...

Ola meu apelido é Gi e minha gata já foi castrada, estou suspeitando que esta grávida, depois de castrado ainda tem chan se de ter filhotes?? Tomara que Sim por favor me responde ela pode estar grávida e não tem vet aqui perto pra mim poder perguntar. Bjs e me responde por favor.

Unknown on 21 de maio de 2017 às 22:45 disse...

Ola! Minha gata esta prenha pela sua primeira vez e eu tenho rm casa 2 filhotes q n sao dla e ela deixa eles mamarem deixo eles mamando ou aparto eles dela ??sera q ela n tera leite para os filhotes ou pode acontecer algo d ruim cm minha gatinha??

Unknown on 15 de março de 2018 às 22:31 disse...

Alguém poderia me dar uma informação ? A minha gata teve 4 filhotinhos a 2 meses e meio eles comem ração e as vezes mama sendo que percebi que ela tem largado os filhotes pra piranha na rua e quando os filhotes foram mama ela bateu neles e está arisca não quer deixar mamar, a minha dúvida é se ela Está no cio ou se ela está prenha de novo ...Alguém poderia me informa sobre esse quatro dela ?

Lili on 24 de setembro de 2018 às 14:29 disse...

Que estranho buenas isso de esperar desmamar!Minha gata foi castrada con dois meses de parida, só sobreviveu un filhote, ja con 4 meses e ainda amamenta mesmo depois de castrada. Separamos o filhote durante un dia depois da castraçao mas depois ele voltou a mamar. Então nao tema problema en castrar se está amamenta do.

Leila Franca on 24 de setembro de 2018 às 17:20 disse...

Lili, era essa a orientação do posto veterinário onde castrei meus gatos. Deve ter um motivo, mas não sei qual é.

My moments on 18 de março de 2019 às 04:55 disse...

Por favor me ajudem....apareceu um gato em nossa rua mas ninguém quer...eu estou alimentando todos os dias com racao e água.Vem se alimentar pelo telhado,mas nan consigo nem chegar perto,agora que cresceu percebi que parece ser uma gata.O que faco para tentar pega_la.....depois da cria preciso castra_la....como fazer para conseguir pegar a gata...pois nao tenho ajuda de nenhum vizinho...muito pelo contrário eles querem mata lá...estou desesperada.. obrigado

Leila Franca on 18 de março de 2019 às 06:24 disse...

Oi My moments, compre aquela ração de latinha que os gatos ficam malucos com ela e vá atraindo a gata para a sua casa até conseguir prendê-la em algum lugar. Alguns gatos são realmente ariscos, principalmente gatas. Pra vc ter uma idéia, eu tenho uma gata castrada com 10 anos de idade e até hoje ela não deixa eu pegá-la no colo. Até quando vou alisar ela sai correndo. Eu tenho outros 6 gatos que deixam tudo. Ela é a única que é assim. Quando é pra levar pra tomar vacina eu coloco a comida de latinha dentro da caixa e quando ela entra eu fecho a porta. É assim que eu pego ela.

Postar um comentário

Seguidores

 

Gatildo ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)